Ipasemar: Instituto realiza audiência pública para prestação de contas e relatório de governança

Ofício Circular nº 002/2023
Convite da Audiência Pública
Publicação FAMEP
Lista de presença
Publicação do convite em rede social

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá (Ipasemar) realizou audiência pública, na manhã desta sexta-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para prestar contas à sociedade sobre os pagamentos de benefícios, receitas, despesas e ações realizadas pelo órgão.

“A audiência pública é uma forma de aproximar a gestão do Ipasemar aos  servidores e sociedade, demonstrando que não somos apenas concessão e benefício, mas também fazemos algo a mais. Então, na audiência, a gente trouxe o relatório de governança, explicando a quantidade de benefícios concedidos em 2022, as receitas, as despesas, informações a respeito de como funciona o Instituto e para onde vão essas contribuições, que são recolhidas mensalmente dos servidores”, explica Nilvana Ximenes, presidente do Ipasemar.

O órgão recebeu recentemente a certificação Pró-Gestão Nível 1, concedida pelo Ministério da Previdência Social. A certificação institucional foi proposta pelo CONAPREV ( Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social) em 2011 e considerada estratégica pelo Ministério da Previdência Social e em 2018 iniciaram as certificações. No Brasil, existem 2145 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e apenas 195, menos de 10%, possuem a certificação.

No Pará, dos 28 municípios que possuem RPPS, apenas Marabá e Paragominas possuem a certificação. “Tudo o que fazemos está e pode ser verificado no Portal da Transparência. Lá, os servidores e a sociedade em geral podem verificar como o Instituto tem atuado em acordo com o que determina o Tribunal de Contas”, esclarece Nilvana.

Você pode acessar o Portal da Transparência do Ipasemar por meio do site do Instituto.  Recentemente, o Ipasemar também lançou um aplicativo, que pode ser acessado pelos servidores pelo aparelho celular com os sistemas Android ou IOS.

Links para download do aplicativo Meu RPPS:
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=agendaassessoria.meurpps
iOS: https://apps.apple.com/br/app/meu-rpps/id1482263386

O Ipasemar possui 940 aposentados, sendo 27 por aposentadoria compulsória, 556 por tempo de contribuição, 198 por idade e 159 por invalidez. O Instituto também paga 302 pensões por morte. Em 2022, o valor total pago na folha de pagamento de aposentados e pensionistas foi de R$ 65.526.081,48.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Karoline Bezerra