Institucional

O Instituto de previdência Social dos Servidores Municipais de Marabá – IPASEMAR, constitui uma autarquia Municipal, com autonomia administrativa e financeira. Foi criado nos termos da Lei Municipal nº 13.907/96 e suas alterações, consolidadas na Lei Municipal 17.552/2012 e atualizada pela Lei Municipal 17.756/2016, amparada Legalmente pelo Art.40 da Constituição Federal.

O IPASEMAR é responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Sociais dos Servidores Públicos titulares de cargos efetivos do município de Marabá. O Instituto é dirigido por Diretoria Executiva e Conselho de Administração, sendo a Diretoria Executiva nomeada pelo Executivo Municipal e o Conselho de Administração composto por membros representantes do Poder legislativo, Poder Executivo, representantes dos servidores Municipais ativos, representante dos servidores municipais inativos. 

Os recursos previdenciários geridos pelo IPASEMAR são aplicados no mercado de capitais, com observância das regras de segurança, solvência, liquidez, rentabilidade, proteção e prudência financeira, previstas em normas especiais do Conselho Monetário Nacional. Estes recursos devidamente capitalizados constituem a reserva técnica necessária para a manutenção do equilíbrio atuarial. O IPASEMAR garante a todos os seus segurados o direito a: Licença para tratamento de saúde, salário Maternidade e auxilio reclusão; Os benefícios de aposentadorias (por invalidez, por idade, compulsória ou contribuição) e pagamento de pensão por morte aos dependentes dos segurados.

 

Missão

Gerenciar, de forma eficiente e eficaz, um sistema previdenciário que proporcione a satisfação de seus servidores.

Visão

Ser um Instituto de referência em gestão previdenciária, atuando de forma responsável, democrática e participativa, captando e capitalizando recursos para fortalecer o futuro dos segurados e seus dependente,  com excelência nos benefícios prestados.

Objetivo

Promover a excelência no atendimento, obedecendo aos requisitos legais; Manter a instituição auto-sustentável e Garantir a melhoria contínua da gestão previdenciária.

Valores

Respeitamos a dignidade de cada pessoa dentro e fora da organização e valorizamos a transparência na gestão administrativa e financeira da nossa instituição.

 

Relatório de Governança Corporativa 2020

Acessibilidade